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PACAP - Programa Avançado de Criação em Artes Performativas

O PACAP é um programa de formação/criação para profissionais e estudantes de áreas artísticas que pretendem investir num período de experimentação avançada conciliando-o com uma investigação teórica e o exercício de práticas de corpo e movimento. Os participantes terão oportunidade de desenvolver um projecto, trabalhando por um certo período de tempo num espaço potencial de condensação de conteúdos que promoverá o formato da investigação, da criação e da apresentação ao público.
O programa combinará aulas de prática corporal, seminários teóricos dirigidos por artistas e académicos, práticas artísticas e coaching com vista a activar os recursos dos participantes, alimentar os seus processos, viabilizar-lhes uma oportunidade para testar métodos e descobrir paradigmas, formas de colaboração e de apresentação que configurem um esboço de prática pessoal no campo das artes performativas.
Cada edição do PACAP terá uma duração entre 4 e 6 meses e decorrerá com a Curadoria de um artista do campo performativo. Neste modelo, o exercício da maturidade, da autonomia, do sentido de auto-questionamento serão os valores que permitirão nortear um percurso pessoal esclarecido e baseado numa relação niveladora e de partilha.

Edições anteriores

PACAP 4, curadoria de João dos Santos Martins

Programa

Pensar um plano de estudos é sempre um conflito entre o ideal e o possível, entre uma certa imposição de uma forma de ver e estar no mundo, e a criação de condições para originar outros mundos. Nas palavras de Rabindranath Tagore, a educação não serve senão para dar resposta e nos livrarmos da “agressividade suicida do egoísmo colectivo”. Este programa não é mais do que isso. Focado na experimentação, procurará desafiar os paradigmas da dança e da coreografia contemporâneas através da ativação de um posicionamento crítico e discursivo, ainda que sempre comprometido, para com essas práticas. Mas é sobretudo pensado como um tempo e um lugar protegidos para encorajar todxs xs participantes a desenvolver e analisar a sua prática artística num ambiente colectivo, intelectual e artisticamente estimulante.

Neste programa não há distinção entre aulas ‘técnicas’, de ‘pesquisa’ ou outras que tais. Partimos do princípio de que não pode haver distinção entre conhecimento prático e teórico e que é essa mesma divisão que induz uma alienação no próprio trabalho. O programa baseia-se unicamente nas propostas dxs artistas e intervenientes que passarão tempo com xs participantes potenciando experiências comuns de questionamento e transformação. Xs intervenientes convidadxs partilham a necessidade de desmistificar as dicotomias corpo/cabeça, acção/pensamento, prática/teoria, procurando articular o discurso e a prática como partes integrais e integrantes de modos de fazer e pensar, e não como pólos opostos.

Acreditamos na prática da dança como um suporte para a prática artística que está em permanente diálogo com outros suportes e com as genealogias da história da arte em geral. Procuraremos um diálogo com esses vários ‘suportes’ e xs agentes que os praticam através de visitas a estúdios de artistas locais e parcerias com estruturas e instituições circundantes que estabeleçam a ponte com o contexto das artes local. E como o fazer da arte está sempre em diálogo com os seus modos de apreensão, o programa é continuamente reforçado com visitas a exposições, visionamento de filmes, ida a espectáculos e conferências de agentes de vários domínios.

Acreditamos que parte do labor artístico é necessariamente autodidata. Nesse sentido, privilegiaremos o cultivo de um espaço de partilha, de colaboração e trabalho em grupo de forma a construir conhecimentos e experiências comuns que incitem xs participantes a aprofundar as suas práticas, individual ou colectivamente. Durante o período do programa serão disponibilizados estúdios para que xs participantes possam desenvolver os seus trabalhos cujos processos serão partilhados ao longo de seis meses. No final do ciclo todxs xs participantes deverão apresentar publicamente esse trabalho, articulando assim, como refere Rancière, “os modos de fazer, as suas formas de visibilidade correspondentes e as formas possíveis de pensar as suas relações”.

João dos Santos Martins

Artistas e intervenientes confirmados

  • Ana Pi
  • Ana Rita Teodoro
  • Antonia Baehr
  • Chrysa Parkinson
  • Christinne de Smedt
  • Christophe Wavelet
  • Eszter Salamon
  • Fred Moten*
  • Latifa Laâbissi
  • João Fiadeiro
  • Moriah Evans
  • Paula Caspão
  • Rita Natálio
  • Scarlett Yu
  • Vera Mantero
  • Xavier le Roy

*No âmbito de Expanded Practices All Over 2019-2020.

Candidatura e selecção

Calendário

6 de Janeiro a 5 de Julho de 2020.

Local

Forum Dança
Espaço da Penha
Tv. Calado 26B,
1170-070 Lisboa
PORTUGAL

Requisitos

+ 21 anos de idade
Artistas com experiência em dança e prática coreográfica em curso que procurem tempo e espaço para aprofundar as suas práticas em discussão e experimentação colectivas.
O programa é de carácter intensivo. A disponibilidade horária para o curso deve ser total, incluindo abertura para atividades noturnas, aos fins de semana e feriados.
A língua oficial do PACAP é a inglesa. Os candidatos deverão falar, escrever e entender inglês.

Número de participantes

15

Taxa de participação

1. Inscrição

2. Pagamento (duas opções)

Processo de selecção

1. Candidatura

Data limite: 21 de Julho de 2019

As candidaturas devem ser redigidas em inglês e enviadas por e-mail para forumdanca@forumdanca.pt, incluíndo:

  • Carta de motivação (1 pág. A4 .pdf)
  • CV com mini-biografia incluída (1 pág. A4 .pdf)
  • Portfólio documentando trabalhos do candidato com texto, imagens e links para registos vídeo (max. 10 pág. A4 .pdf)

Os candidatos pré-seleccionados serão convidados por e-mail até dia 30 de Julho de 2019 para um encontro de partilha e trabalho coletivo em Lisboa, de forma a seleccionar os participantes para o programa.

2. Encontro

11 a 15 de Setembro de 2019

Forum Dança, Espaço da Penha, Lisboa, Portugal

  • Workshop e conversa colectiva;
  • Apresentações e entrevistas individuais.

Biografia

João dos Santos Martins (Santarém, 1989) é um artista que trabalha a partir e através da dança e do suporte coreográfico. Começou por estudar na Escola Superior de Dança, em Lisboa, e na P.A.R.T.S., em Bruxelas, e concluiu os seus estudos coreográficos entre o exerce, em Montpellier, e o Instituto de Estudos de Teatro, em Giessen.
Desde 2008, tem articulado a sua prática entre a produção de peças e a colaboração como bailarino com outros autores como Ana Rita Teodoro, Eszter Salamon, Moriah Evans e Xavier Le Roy. O seu trabalho é caracterizado por uma diversidade de formatos e dispositivos que investem na produção de conflitos entre o sujeito que dança e o objecto dançado. As suas peças são geralmente desenvolvidas em colaboração com outros artistas como em Antropocenas (2017), com Rita Natálio e Pedro Neves Marques, e Onde Está o Casaco? (2018), com Cyriaque Villemaux e Ana Jotta.
Desde 2017 tem expandido a sua prática a outros formatos paralelos. Organizou o ciclo Nova—Velha Dança em Santarém, com espectáculos, workshops, conversas e exposições; criou, com Ana Bigotte Vieira, um dispositivo para a historização colectiva da dança em Portugal — Para Uma Timeline a Haver — e fundou um jornal — Coreia — dedicado a produzir discursos sobre as artes e os artistas em especial relação com a dança.

 

O PACAP 4 tem o apoio de: